Confabulando Ilusões

O portal da alma, a voz do coração.

Entrevistando profissionais (parte IV)

em 12/03/2011

Antes que leiam esta entrevista, devo alertá-los para o seguinte: vocês vão rir like there is no tomorrow! Este meu amigo é conhecido principalmente por seu humor ácido e seu estilo irreverente! Divirtam-se!

– Nome, Idade:

Mr Tooth (ou só Tooth, como queira (mas eu não atenderei se me chamar só de Tooth)) Como assim? Eu não posso me chamar Mr Tooth?
¬¬
Sócrates (Opcional)
Idade: Adoro a idade média. Idade biológica 28; mental 8/10; intelectual 43
Formação: Licenciado e Bacharel em ciências biológicas pela UEPB desde 2007

– Qual a sua profissão?
Sou Professor de ciências no município e diretor escolar no estado.

– O que faz um profissional dessa área?
Um professor dá aulas, oras!
Um diretor envelhece, engorda, perde todo e qualquer sex-appeal, põe dedo na cara dos outros, cobra resultados aos berros e, é claro, assombra a diretoria e os corredores para que os alunos tenham medo de ir pra lá e as ameaças dos professores tragam temor aos corações dos pupilos. Obrigamos os outros a fazer o trabalho, mas sempre tomamos os créditos. De resto, se empanturrar com burocracias e se certificar que o colégio funcione bem. É duro ser diretor.

– Como é no mercado de trabalho?
Desculpe, não entendi sua pergunta. Hoje eu acordei meio Sweeney Todd, meio Dorian Gray.
Eu sou o melhor no que faço. Lia as 48 leis do poder, li O principe e o Pequeno príncipe. Ponho tudo em prática, por isso sou o bonzão! Se vc for um bom profissional, as pessoas falarão de você (de bem, claro) e você se destaca. Se você fizer o que todo mundo faz, da mesma forma, você será só mais um. Eu prefiro ser o professor marcante. Não existe um curso pra você ser diretor, mas já existem especializações em gestão escolar. De qualquer forma, em ambas as profissões você tem que se destacar e assim nunca te faltarão oportunidades. De resto, professor ganha mal, diretor ganha mal. Por isso sou os dois.

– Quais as vertentes que estuda nessa profissão?
Redundante eu dizer biologia é a ciência que estuda os seres vivos. Mesmo assim eu vou dizer, porque você perguntou: biologia é a ciência que estuda os seres vivos. No entanto, eu não me atenho só ao conteúdo da minha área. Dar aulas hj é mais que passar conteúdos, porque isso o aluno aprende sozinho, se quiser. Você tem que formar valores (bons valores) na cabeça desses maluc…, digo, dessas pessoas!
Direção de colégio precisa de uma base pedagógica mas, obviamente, deve contar também com aspectos de administração, marketing, psicologia, dentre outros.

– Com quantos anos entrou na faculdade?
20 ou 21. Não lembro. Perdi 2 vestibulares porque não compareci as provas.
Quantos anos de cursinho você fez?
Nenhum. Minha sala tinha 35 alunos e só 2, comigo incluso, não vinham de colégio privado nem de cursinho. Sou nerd! Pelo amor de Deus, né!?

– Já fez mestrado/doutorado? Pretende fazer? Fale mais sobre isso se desejar.
Nem! Mestrado? Doutorado? Um dia eu faço, não agora. Eu estou ganhando dinheiro e torrando tudo de forma irresponsável para compensar minha  infancia de privações. Não há nada de errado nisso! Tá, eu acho importante, mas só porque vai engordar meu cofrinho (os 2, infelizmente). Quando eu sair do estado de probatório no município eu ingresso num mestrado.

– O que faz atualmente?
Respondo esse questionário idiot, digo, estimulante. Como assim o que eu faço?? Isso ainda não ficou óbvio? ¬¬
Bom, eu zerei Gow 1 e 2, zerei SoC e DMC 1. Zerei Castlevânia: Lament of innocence também. Atualmente estou aproveitando minha conta premium no bitefigh e zerando Castlevania: Curse of Darkness. Eu devia estar fazendo isso, mas você está roubando meu precioso tempo.

Entrou em outro curso antes de se firmar na profissão que escolheu?
Não. Eu já sabia que era isso que eu queria, sem erros. Aliás, eu não erro,  eu me engano. Eu poderia estar vagabundando, me drogando ou me prostituindo, mas sou professor e diretor. Eu gosto de pensar que ainda dá tempo voltar atrás, caso eu queira, qualquer hora dessas…

– Conte as vantagens de ser um profissional dessa área.
Eu ganho dinheiro. Existe outra vantagem em qualquer profissão além dessa? Ah, eu posso dizer que me sinto gratificado em proporcionar aos alunos a oportunidade de terem acesso ao conhecimento acumulado pela nossa espécie ao longo das gerações, mas o fato é: se eu não ganhasse pra isso, eu não faria. É duro, mas funciona! Como diretor posso pintar as paredes como eu quiser. Mandei por um Mokona na parede da primeira fase do fundamental. As pessoas passam e perguntam: “- Mas o Pikachu não é amarelo?” Que mané amarelo o quê!?! Que raios de pessoa não sabe diferenciar o Mokona do Pikachu!? Affff…

– Tem links para artigos ou outros trabalhos publicados? Quais?
Tenho sim, mas prefiro passar pessoalmente, por email. Publiquei algumas coisas na área de botânica e nas áreas de educação e educação ambiental. Eu tenho o link do  Mokona e do Pikachu, pra não restarem dúvidas:
Mokona http://1.bp.blogspot.com/_4aJ26hW7Qag/S9G2KzvKAwI/AAAAAAAAABM/PwYWuo_DV_M/s1600/Mokona.jpg
Pikachu http://www.kotaku.com.br/files/2010/12/pikachu_kotakubr.jpg

– Tem alguma dica ou conselho para quem quer entrar nessa área?
Tenho: ESTUDEM PARA SAIR DISSO. PROCUREM ALGO MELHOR E MAIS GRATIFICANTE. Mas, se ficarem, dêem o melhor de si para que uns poucos alunos que ainda querem alguma coisa tenham na educação de qualidade a sua ferramenta de transformação e mudança social e pessoal.

– Email para contato
socratesup@hotmail.com
– Alguma consideração final?
Sim: As informações aqui contidas são de irresponsabilidade de seus idealizadores e qualquer semelhança com a realidade será mera coincidência!
Não, droga!!! Mokona NÃO É um Pokémon!!!!! AFFFFFF
¬¬
Mais uma vez, muito obrigada!
Não tem de quê.

Curtiu? Na próxima tem mais 😉

Deixe uma resposta

